O PSDB

Criação do PSDB

           O Partido da Social Democracio Brasileira (PSDB) foi fundado em 25 de junho de 1988, formado, principalmente, por parlamentares dissidentes do PMDB. Eles se diziam descontetes com os rumos políticos do partido, em especial, durante a elaboração da Constituição de 1988, com a formação do chamado Centrão, articulação de centro-direita contrária à aprovação de medidas progressitas na Carta Magna.

          Após a criação, o PSDB estruturou-se
em torno da candidatura do então senador
Mário Covas à Presidência da República na
primeira eleição direta após 20 anos de
ditadura, em 1989.
          A consolidação no cenário político
nacional veio com a concepção do Plano Real,
que derrubou a inflação, e com a eleição de
Fernando HenriqueCardoso, em 1994.


Criação do PSDB

Posse de Fernando Henrique em 1994.



Ideologia

       A Social Democracia, surgida no final do século XIX, é a forma de Estado mais avançada que a humanidade produziu, tanto no que se refere à vigência das liberdades formais, como em matéria de conquistas sociais. No Brasil, a Social Democracia tem exatos 22 anos, quando surgiu o PSDB.

         O partido é o produto da congregação de diversas vertentes. Do trabalhismo, recolhemos o princípio da prioridade do trabalho sobre o capital. Da democracia-cristã, absorvemos a ética da solidariedade e da participação comunitária. Do socialismo e da vertente democrática do comunismo, herdamos o patrimônio das lutas dos trabalhadores pela ampliação do direito ao voto e pela construção de uma sociedade igualitária. Dos liberais progressistas, aprendemos que não há bem maior do que a liberdade e que o principal legado da civilização ocidental está num conjunto de liberdades civis e políticas sem as quais não há avanço social possível.

         O PSDB está unido por uma história comum, sob a bandeira da democracia como valor universal e como terreno de luta pela superação das desigualdades e construção de uma sociedade igualitária, pluralista e solidária.

Leia mais sobre o partido.
(clique aqui)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário